top of page

Valvulopatias

Valvulopatias

Valvulopatias são doenças que acometem as válvulas do coração. O coração é dividido em quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos). Nessas câmaras existem as válvulas cardíacas, que regulam a entrada e a saída do sangue. A função delas é fazer o sangue circular em um só sentido. O coração possui 4 válvulas: aórtica, mitral, pulmonar e tricúspide.

Causas

Os defeitos podem ser congênitos (de nascimento) ou adquiridos. Eles podem acontecer devido a infecções, traumatismos, uso de drogas, envelhecimento, alterando a estrutura e o funcionamento das válvulas, levando a doenças graves.

 

Basicamente, existem dois defeitos principais: a estenose, que é o estreitamento da abertura da válvula e a insuficiência, quando a válvula não consegue se manter fechada, ocasionando vazamento (regurgitação) do sangue. Às vezes, uma válvula pode apresentar os dois problemas.

Diagnóstico

Na maioria das vezes o diagnóstico é feito durante a ausculta do coração com o estetoscópio. O médico ouve um “sopro” no coração. A confirmação do problema é feita com o ecocardiograma.

Sintomas

Quando os defeitos são pequenos, normalmente não causam sintomas. Nesse caso é feito apenas acompanhamento periódico. Quando os sintomas aparecem, podem ser os mais variados, tais como:

  • Falta de ar, cansaço e inchaço nas pernas;

  • Palpitações, sensação de coração acelerado ou de falha nos batimentos;

  • Dor no peito e desmaios.

Tratamento

O tratamento dos defeitos das válvulas do coração pode ser feito com medicação para controle dos sintomas, principalmente nas fases iniciais. A restauração da válvula doente pode ser feita pelo cateterismo cardíaco ou através de cirurgia cardíaca, dependendo da válvula acometida e do tipo de problema encontrado.

 

Quando há necessidade de troca, a válvula substituta pode ser mecânica (fabricada com material especial) ou biológica (preparada com válvulas de porcos, principalmente). A escolha entre um e outro tipo vai depender da idade do paciente, como o coração está funcionando, qual válvula está danificada, além de muitos outros fatores.

Convênios

SSI Saúde
Círculo Saúde
IPAm
Humana Saúde
HG do Coração
Cabergs Saúde
Cassi
Saúde Caixa
GEAP Saúde
bottom of page