top of page

Insuficiência Cardíaca

Insuficiência Cardíaca

Conhecida popularmente como “coração grande” ou “coração fraco”, é caracterizada pela dificuldade do coração em bombear sangue para o resto do corpo, causando sintomas específicos. É a 3ª causa de internação hospitalar em pessoas com mais de 60 anos e mais da metade dos pacientes acabam falecendo em até 5 anos após o diagnóstico, quando não tratados.

Causas

Essa doença geralmente ocorre em pessoas que têm ou já tiveram alguma doença do coração. Normalmente se desenvolve após “agressões” ao coração (como infarto, doenças nas válvulas do coração, tratamento por quimioterapia) e em pessoas que têm fatores de risco para desenvolver essa doença (pressão alta, diabetes, colesterol alto, fumantes, ingestão de bebida alcoólica, etc.).

Diagnóstico

O diagnóstico de insuficiência cardíaca é clínico, ou seja, feito através da história contada pelo paciente e pelo exame físico realizado pelo médico. O mais importante é encontrar a causa da doença, visto que pode levar a tratamentos específicos.

Sintomas

O principal sintoma da insuficiência cardíaca é o cansaço, que geralmente aparece após realizar algum esforço, como subir escadas ou caminhar. Com o tempo, o cansaço pode aparecer até mesmo ao repouso.
Outros sintomas comuns são:

  • Tosse seca ao deitar-se;

  • Sensação de falta de ar ou canseira ao fazer esforço;

  • Inchaço em ambas as pernas e pés;

  • Falta de ar ao dormir com a cabeceira baixa;

  • Inchaço abdominal.

Tratamento

Apesar de não ter cura, atualmente existem vários medicamentos que auxiliam no tratamento da doença, podendo estabilizar ou até mesmo reverter a disfunção do coração, aumentando a expectativa de vida do paciente. A atividade física, orientada por profissional qualificado, deve ser estimulada, pois melhora a qualidade de vida e aumenta a tolerância ao esforço.

Convênios

SSI Saúde
Círculo Saúde
IPAM
Humana Saúde
HG do Coração
Cabergs
Cassi
Caixa Saúde
GEAP Saúde
bottom of page