Doença Coronariana
As coronárias são artérias responsáveis por irrigarem o músculo do coração. A doença coronariana é o acometimento dessas artérias por doenças de qualquer natureza. Dentre os problemas mais comuns estão a angina e o infarto do miocárdio.
A angina é o sintoma causado pela diminuição do fluxo sanguíneo nas artérias coronárias, mas não o suficiente para causar isquemia (morte) do músculo cardíaco. Já o infarto acontece quando há uma diferença entre o oferta e demanda de oxigênio pelo músculo cardíaco. A causa mais comum é ocorre quando uma placa de gordura ou um coágulo bloqueia completamente o fluxo de sangue de uma coronária, ocasionando a morte de tecido do coração.
Causas
A principal causa de doença coronariana é o entupimento das coronárias por placas de gordura. A dislipidemia é um fator de risco importante para que isso ocorra. Outras causas de doença coronariana são infecções do coração, uso de drogas, diabete não controlado e hipertensão arterial.
Diagnóstico
O diagnóstico se faz pela anamnese (história contada pelo paciente), exame físico e exames complementares, que vão depender do quadro clínico apresentado pelo paciente.
Sintomas
O principal sintoma de doença coronariana é a dor no peito. Vale ressaltar, no entanto, que a dor no peito pode ser sintoma de outros problemas não cardíacos.
Algumas características da dor levam o cardiologista a suspeitar de doença coronariana: tipo de dor (queimação, peso, aperto), localização (mais comum no meio do peito), irradiação (dor que espalha para mandíbula, braços, ombros), sintomas que aparecem junto com a dor (falta de ar, náusea/vômitos, suor frio).
Tratamento
O tratamento vai depender da gravidade do acometimento da doença. Podem ser feitos basicamente três tipos de tratamento:
-
Medicamentoso: uso de remédios que ajudam a dilatar as artérias coronárias, melhorando o fluxo de sangue, diminuindo assim a dor e o risco de isquemia (morte) do músculo cardíaco.
-
Angioplastia: é a colocação de stent (“molinha”) na artéria coronária que está entupida.
-
Cirurgia de revascularização do miocárdio: conhecida como “ponte de safena”, consiste em usar a veia safena da perna e uma artéria (normalmente a mamária) para fazer uma “ponte” onde existe a obstrução da coronária e a parte que está normal, sem entupimento.