top of page

DispositivosCardíacos

Dispositivos Cardíacos

São aparelhos que auxiliam o funcionamento correto do coração ou que previnem e tratam condições ameaçadoras à vida do paciente.

Marca-passo

É um pequeno dispositivo implantado embaixo da pele e que tem fios (eletrodos) ligados no coração. Ele monitora o ritmo cardíaco e estimula o coração quando os batimentos ficam abaixo do considerado ideal. A pessoa que tem um marca-passo pode levar uma vida praticamente normal. É recomendado apenas evitar esportes que envolvam contato físico, como lutas. A bateria dura em média de 8 a 10 anos. Deve ser feita revisão anual do dispositivo com um profissional habilitado.

Cardioversor Desfibrilador Implantável (CDI)

É um dispositivo implantado embaixo da pele e tem fios (eletrodos) que são ligados no coração. Ele monitora o ritmo cardíaco durante 24 horas por dia. A diferença para o marca-passo é que se o coração está batendo muito rápido ou mesmo de forma irregular, o dispositivo envia primeiramente pequenos sinais elétricos indolores para o coração a fim de corrigir o ritmo cardíaco.

 

Se o ritmo continuar acelerado ou se for identificada uma arritmia potencialmente fatal, o dispositivo aplica um choque para reestabelecer o ritmo cardíaco normal. A bateria tem vida útil entre 5 e 10 anos. O acompanhamento semestral é importante para avaliar a integridade do dispositivo. Quando o paciente notar que recebeu uma descarga, deve procurar o cardiologista para revisão do dispositivo o mais breve possível.

Ressincronizador Cardíaco

O ressincronizador cardíaco (também conhecido como marca-passo multissítio) estimula as duas metades inferiores do coração (ventrículos) ao mesmo tempo. O objetivo é corrigir uma dissincronia que existe entre eles e que é responsável por uma redução na força do coração. Diferente dos marca-passos habituais, não é necessário o coração ter batimentos lentos para sua indicação.

 

É utilizado em portadores de insuficiência cardíaca congestiva e dissincronia quando o tratamento medicamentoso não é suficiente. A dissincronia ocorre quando o lado esquerdo do coração bate um pouco depois do direito. A consequência é a redução na força de contração cardíaca, piorando os sintomas da insuficiência cardíaca.

Convênios

SSI Saúde
Círculo Saúde
IPAM
Humana Saúde
06102523_10103_GDO.png
HG do Coração
Cabergs Saúde
Cassi
Saúde Caixa
GEAP Saúde
bottom of page