Dislipidemia
Conhecida popularmente como colesterol alto, é caracterizada pelo aumento dos níveis de colesterol total, LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos no sangue. Os colesteróis são importantes para a produção de hormônios pelo corpo.
No entanto, em níveis acima do normal, constituem importantes fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Pode ser de origem genética ou surgir a partir de uma série de doenças ou até mesmo pelo uso de medicações (anticoncepcionais, medicamentos para tratamento da acne, reposição hormonal).
Causas
Acontece principalmente como consequência de alimentação com muita gordura e pela falta de atividade física (sedentarismo). Nesses casos, o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos é facilitado, aumentando o risco de doenças. Outras causas de aumento de colesterol: consumo de bebida alcoólica, diabete não tratada, doenças hormonais, genética, uso de anabolizante.
Diagnóstico
O diagnóstico de dislipidemia é feito dosando os níveis de colesterol no sangue.
Sintomas
A dislipidemia não causa sintomas. Os níveis altos de colesterol constituem fatores de risco para diversas doenças. As mais graves são o infarto e o AVC (derrame cerebral).
Tratamento
O tratamento pode ser feito mudando os hábitos alimentares, devendo dar preferência a uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras e carnes magras. Praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana ajuda a manter os níveis normais de colesterol. Quando não houver melhora, são prescritas medicações para auxiliar na redução dos níveis de colesterol no organismo.