top of page

Check-up e Avaliação

Check-up e Avaliação

Quando se trata de prevenir doenças do coração, deve-se ter especial atenção aos fatores de risco relacionados, tais como: diabetes, pressão alta, colesterol alto, sedentarismo, obesidade, fumo e consumo de bebidas alcoólicas. Pessoas que já tem histórico na família de doenças do coração apresentam também maior risco de desenvolver problemas cardíacos. Outras doenças como tireoide, problemas nos rins e até mesmo infecções podem apresentar risco para o coração.

 

Em média, 80% das causas de doenças que afetam o coração podem ser evitadas com mudanças nos hábitos de vida. O check-up cardiológico ajuda no controle dos fatores de risco e pode identificar alterações que comprometem o coração antes mesmo que o paciente tenha qualquer sintoma. O check-up serve também para pessoas que já têm problemas cardíacos e, nesse caso, atua com o objetivo de acompanhar o tratamento e a evolução das doenças que o paciente já tem.

Como é Feito

Por meio da anamnese (história contada pelo paciente) e do exame físico, o cardiologista pode identificar fatores de risco e fazer diagnóstico de doenças que podem afetar o coração. Com base nisso, podem ser solicitados exames complementares, variando de acordo com cada paciente e com a investigação conduzida pelo cardiologista. Assim como qualquer outra patologia, as doenças cardíacas têm mais chance de cura ou de controle quando são diagnosticadas precocemente.

Quando Fazer

Quando há histórico de doença do coração na família, quando existem fatores de risco como obesidade, diabete, pressão alta, colesterol alto, fumo ou consumo de bebida alcoólica, recomenda-se fazer o check-up cardiológico mais precocemente (a partir dos 20 anos de idade).

 

Na ausência de fatores de risco, em geral se indica que a rotina de acompanhamento cardiológico inicie a partir dos 35 anos. Se estiver tudo bem na avaliação, os retornos podem ser feitos anualmente. Lembre-se que algumas doenças do coração não dão nenhum sintoma e só vão se manifestar quando já estiverem em fases muito avançadas.

Convênios

SSi Saúde
Círculo Saúde
IPAM
Humana Saúde
HG do Coração
Cabergs Saúde
Cassi
Caixa Saúde
GEAP Saúde
bottom of page