Avaliação
Pré-Operatória

A avaliação cardiológica pré-operatória é feita em pacientes que serão submetidos a qualquer procedimento cirúrgico. A consulta consiste em estimar o risco cirúrgico e propor medidas para redução desse risco. Na consulta, são avaliados primeiramente 3 elementos:
-
Variáveis clínicas: deve-se conhecer a história médica do paciente e fazer exame físico detalhado. Procurar sintomas cardiorrespiratórios (falta de ar, cansaço, dor no peito, palpitações) e perguntar sobre medicações de uso contínuo e antecedentes cirúrgicos;
-
Tipo de cirurgia: cirurgias neurológicas e vasculares apresentam um risco aumentado de complicações cardíacas em relação às cirurgias menores, como por exemplo cirurgias de catarata e de hérnia;
-
Capacidade funcional do paciente: as atividades que o paciente consegue fazer no dia a dia podem predizer o risco de complicações Pessoas ativas, que fazem exercícios, caminhadas e que não tem sintomas durante as atividades apresentam menor chance de complicações.
Avaliação Inicial
A avaliação inicial é complementada com um eletrocardiograma para afastar infarto prévio, arritmias ou outras alterações cardíacas.
Avaliação Final
Ao final da avaliação, o cardiologista irá classificar o risco de complicações do paciente de acordo com escores pré-estabelecidos. Caso haja necessidade, são solicitados exames para complementar a avaliação. Ao final dessa detalhada avaliação, podem ser propostas medidas para diminuir a chance de complicações.
Convênios









