top of page

Arritmias

Arritmias

Arritmia cardíaca é qualquer alteração no ritmo das batidas do coração, que pode fazer com que ele bata mais rápido, mais devagar ou mesmo fora de ritmo. Podem ser benignas ou malignas. Existem inúmeros tipos de arritmia e a identificação deles vai definir qual será o tratamento indicado para cada um.

Causas

A arritmia pode acontecer por diversos motivos e pode não estar relacionada com doenças do coração. As principais causas são:

  • Estresse e ansiedade;

  • Doenças da tireoide;

  • Anemia;

  • Doença das válvulas do coração;

  • Distúrbios na condução elétrica do coração;

  • Uso de algumas medicações.

Diagnóstico

Pode ser feito durante a ausculta do coração com o estetoscópio. Em outros casos, exames direcionados podem ser úteis para identificar qual tipo de arritmia e direcionar o tratamento adequado para cada caso.

Sintomas

O principal sintoma é a percepção de alteração nos batimentos cardíacos. Quando o coração está com batimentos maiores que 100 por minuto, chama-se taquicardia. Quando o coração está com batimentos menores que 50 por minuto, chama-se bradicardia. Outros sintomas podem estar presentes: tonturas, dor no peito, cansaço, sensação de falta de ar, desmaio.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com a causa, gravidade da arritmia, frequência com que acontece, idade do paciente, presença de outros sintomas, tipos de arritmia (se coração lento ou acelerado). Pode ser feito com medicação, dispositivos implantáveis (marca-passo, cardiodesfibrilador implantável) ou até mesmo com cirurgias e procedimentos invasivos, como a ablação.

Convênios

SSI Saúde
Círculo Saúde
IPAM
Humana Saúde
HG do Coração
Cabergs Saúde
Cassi
Caixa Saúde
GEAP Saúde
bottom of page